Projeto São Francisco será debatido na UnB

O Projeto de Integração da Bacia do São Francisco vai ser debatido nesta quarta-feira (10), na Universidade de Brasília (UnB). O evento, o segundo de uma série de debates acadêmicos promovidos pelo Ministério

O Projeto São Francisco será apresentado pelo seu coordenador-técnico, João Urbano Cagnin, representante do Ministério da Integração Nacional.

O primeiro debate foi realizado no dia 19 de abril, em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O terceiro será no dia 16 de maio, em São Paulo, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), com a participação conjunta de unidades de pesquisa de engenharia e geociências da Universidade de São Paulo (USP). O quarto e último será no dia 24 de maio, no Rio de Janeiro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segurança hídrica

O Projeto São Francisco pretende oferecer segurança hídrica às populações das pequenas, médias e grandes cidades do Nordeste Setentrional, entre as quais Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba. Estima-se que, no ano 2025, a população das cidades beneficiadas será de 12 milhões de pessoas.

O projeto captará, abaixo da barragem de Sobradinho, 26 metros cúbicos por segundo de água, ou seja, 1,4% da vazão mínima garantida na foz do rio São Francisco. A água captada será levada para os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará através de dois canais, que, juntos, terão aproximadamente 640 quilômetros de extensão.

O projeto está pronto para ser iniciado, mas suas obras civis só serão executadas depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar uma liminar, concedida pela Justiça Federal da Bahia, que impede o começo dos serviços.

Fonte: Informes São Francisco