Operação Sanguessuga: Rebelo anuncia medidas para apurar denúncias

A Corregedoria da Câmara dos Deputados é quem vai apurar as denúncias feitas pela Polícia Federal sobre a participação de parlamentares na chamada Operação Sanguessuga. A d

Aldo Rebelo determinou que, em ambas as instâncias, as investigações sejam realizadas com a maior rapidez possível, sem prejuízo do direito de defesa dos acusados.

O presidente da Comissão de Orçamento, deputado Gilmar Machado (PT-MG), vai divulgar nesta terça-feira (9) a relação de todas as emendas individuais na área de saúde apresentadas em 2004, 2005 e 2006. Ele apresentará a relação em entrevista coletiva, marcada para às 17 horas.

A relação, segundo ele, mostrará para onde foram os recursos das emendas na área de saúde. O objetivo é garantir transparência às informações da comissão e facilitar o trabalho de investigação pelo órgãos responsáveis.

Gilmar Machado afirmou que as informações divulgadas pela imprensa nos últimos dias não são da Comissão de Orçamento. E explicou que a relação não é uma lista de parlamentares envolvidos em irregularidades, mas das emendas de todos os 513 deputados e 81 senadores, apresentadas desde 2004.

A relação será entregue à Polícia Federal e ao Ministério Público para ajudar nas investigações da Operação Sanguessuga.

Comitê de acompanhamento

O parlamentar lembrou que já havia anunciado, no mês passado, antes das denúncias de irregularidades com as emendas para aquisição de ambulâncias e equipamentos hospitalares, a criação de um comitê permanente para acompanhar, de forma mais sistemática, a execução orçamentária. O objetivo do comitê, segundo ele, é reforçar a fiscalização da execução do Orçamento em um trabalho preventivo.

O comitê terá como função acompanhar a execução dos recursos orçamentários e eventuais interferência ou participação de funcionários dos ministérios para facilitar a liberação das verbas.

De Brasília

Márcia Xavier

Com agências