Lula garante que gás não vai aumentar para consumidor brasileiro

Os termos da negociação entre Brasil e Bolívia dominaram as discussões da reunião entre o presidente Lula e os ministros da coordenação política, na abertura da agenda de trabalho do Palácio do Planalto, na m

Ao final de reunião, o porta-voz da Presidência, André Singer anunciou que o presidente Lula e os ministros que integram o grupo de coordenação política do governo garantiram que não haverá aumento de preço do gás natural para as residências, automóveis e o setor empresarial.

A entrevista do ex-secretário-geral do PT, Sílvio Pereira, publicada em O Globo de Domingo (7) não foi discutida na reunião, disse Singer. Também não foram discutidos na reunião, segundo Singer, a proposta em debate pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se vai pedir o impeachment do presidente Lula, nem a situação da Varig.

Avaliação positiva

Também ficou decidido na reunião que não haverá desabastecimento ou interrupção do abastecimento de gás. Segundo o porta-voz,  foi feita uma avaliação positiva das negociações externas envolvendo a decisão do presidente da Bolívia, Evo Morales, de nacionalizar as reservas de gás e petróleo.

Foi feita também uma avaliação positiva de investimentos para o aumento de fontes para o

abastecimento de gás internamente de forma a reduzir a dependência externa.
Singer disse que as negociações sobre o gás irão prosseguir na quarta-feira, na viagem que o

ministro de Minas Energia, Silas Rondeau, e o presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, farão à La Paz. Ele alertou que os contratos existentes prevêem reajustes regulares de preços.

Com agências