Irã não aceitará resolução que vá contra direitos do país

O governo iraniano disse hoje que rejeitará qualquer resolução do Conselho de Segurança da ONU que vá contra os seus direitos de desenvolver um programa nuclear com fins de produção de energia elétrica.

"Não aceitaremos qualquer resolução que vá contra os nossos direitos", disse Hamid Reza Assefi, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano.

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança — China, Estados Unidos, Reino Unido, França, e Rússia — não conseguem chegar a um acordo sobre os termos de uma resolução que obrigue o Irã a desativar o seu programa de enriquecimento de urânio e de construção de usinas nucleares. China e Rússia se opõem decididamente contra medidas que incluam, no futuro, o uso de força militar.

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad revelou na última semana que seu país deseja alcançar uma produção de combustível nuclear em escala industrial, com base no direito internacional e sob o controle da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). As potências ocidentais aproveitaram o programa nuclear iraniano como pretexto para acusá-lo, sem provas mais uma vez, de desejar desenvolver armamento nuclear.

Com agências internacionais