Evo encontra-se hoje com Ollanta Humala

Em meio a grande expectativa, o presidente boliviano Evo Morales, se reunirá nas próximas horas com o candidato presidencial nacionalista peruano Ollanta Humala próximo da fronteira entre os dois países. O “encontro de amigos&

O candidato presidencial peruano, que disputará o segundo turno com o social-democrata Alan García, chegará para a inauguração do quarto centro da Operação Milagre, programa cubano de operações oftamológicas gratuitas para pacientes sem recursos.

 

Ao confirmar o encontro ontem, Morales destacou a importância das vitórias de forças populares e indígenas, como a sua e a de seu colega venezuelano, Hugo Chávez, nos demais países da Comunidade Andina de Nações (Colômbia, Equador e Peru). “Não somente será importante ganhar na Bolívia com nossos princípios de luta antineoliberal e antiimperialista” expressou em uma concentração camponesa em Pucarani, a 50 quilômetros de La Paz.

 

Evo disse que “temos que ganhar nos cinco países para que a região andina se liberte, para que a região andina esteja com seu povo e não com o império, não com as transnacionais”. Ele destacou ainda que na sub-região andina somente os governos da Bolívia e da Venezuela compartilham a luta dos povos, enquanto os outros compartilham posições as  das transnacionais, mesmo que a CAN tenha nascido justamente para fortalecer as economias nacionais”.

 

Ao defender sua perspectiva andina, Evo lembrou que o rebelde indígena anticolonialista Tupac Katari combateu por tudo o Tawantinsuyo, antigo império dos Incas, que abarcava a maior parte dos território andinos. Tendo isso em vista, Evo conclamou o apoio aos movimentos populares que surgem no resto da sub-região e elegeu em particular os avanços da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador.

 

Em outra concentração popular, Morales disse desejar que com Humala ganhem os indígenas quéchuas e aimaras e os cultivadores de folha de coca do país vizinho. Os dois líderes estarão na inauguração de um moderno centro oftamológico doado por Cuba, que atenderá as populações próximas e pacientes peruanos, segundo informou Morales em dias passados.

 

A cooperação cubana se inscreve em acordos integracionistas recentemente firmados pelos presidentes Evo Morales, Fidel Castro e Hugo Chávez, no marco da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) e do Tratado de Comércio entre os Povos (TCP). Tanto um quanto o outro são considerados alternativos aos tratados de livre comércio (TLC) promovidos pelos EUA e cuja assinatura pelos governos colombiano e peruano levou ao fim da CAN, segundo Chávez e Evo.

Da Redação
Com agências.