Coligação de Romano Prodi muda candidato presidencial

A coligação de centro-esquerda liderada por Romano Prodi, que vai governar a Itália na próxima legislatura, decidiu mudar de candidato presidencial a menos de 24 horas do parlamento iniciar a escolha do novo presidente.

O senador Giorgio Napolitano, de 80 anos, substitui Massimo D'Alema, que concordou em desistir da presidência depois de conversações com a União — a coligação que elegeu Prodi—, apesar ser o líder do maior partido da frente, o social-democrata PDS, Partido da Esquerda, ex-PCI.

A mudança de candidato surge depois da forte oposição demonstrada pelos aliados do ex-primeiro-ministro Sílvio Berlusconi em apoiar D'Alema. A oposição de centro-direita rejeita a candidatura de um comunista à presidência da república.

Os representantes parlamentares e regionais começam esta segunda-feira uma votação que se deverá prolongar por pelo menos três dias. A manutenção de D'Alema como o candidato da esquerda poderia prolongar as divisões.

A constituição italiana prevê que as três primeiras sessões de voto necessitem de uma maioria de dois terços por parte dos membros da Assembleia, mas a partir da quarta sessão basta uma maioria absoluta.

Apesar do cargo de presidente ser um cargo simbólico e sem grande poder político, desta vez a escolha do chefe de Estado assume uma importância maior, visto que Prodi não pode formar governo sem o mandato formal do presidente. Enquanto isso a coligação de centro-direita pressiona para atrasar o máximo possível a investidura no cargo.

Com agências internacionais