Chávez anuncia aumento de imposto para petrolíferas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou que seu país vai aumentar sua receita com o setor de petróleo, criando um novo imposto e aumentando taxas já existentes para algumas empresas.

"Vamos criar um novo imposto de petróleo, chamado imposto de extração", disse Chávez. "As empresas que estão extraindo petróleo na Venezuela estão ganhando muito dinheiro", disse.  O presidente afirmou ainda, durante o programa "Alô Presidente", que o novo imposto geraria US$ 1 bilhão em receita, mas não deu mais detalhes sobre o tributo.

Chávez disse ainda que a Venezuela vai aumentar o imposto de renda das empresas que operam próximo ao rio Orinoco, de 34% para 50%. As companhias que exploram o gás natural também terão alta de tributos, disse ele. O presidente também elogiou a nacionalização do petróleo feita pelo presidente da Bolívia, Evo Morales. "Espero que todos os bolivianos entendam que isso é vital para o futuro da Bolívia, assim como o que estamos fazendo aqui é vital para o futuro da Venezuela", disse.

No mês passado, a Venezuela, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, já havia alterado os contratos de exploração das empresas estrangeiras de petróleo que operam no país em 32 campos. Elas passaram a operar em "joint venture" com a estatal PDVSA (Petroleos de Venezuela S.A.), que ficou com participação de, no mínimo, 60%. Os royalties a serem pagos pelas empresas também aumentaram. As empresas que não concordaram com os novos contratos, como a francesa Total, se retiraram do país.

 

Com agências