Morales se reunirá com chefes de Estado na cúpula UE-AL

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou que se reunirá com vários chefes de Estado durante a cúpula entre a União Européia (UE) e a América Latina que acontece em Viena entre os dias 11 e 13 de maio.

Em um discurso durante um congresso de mulheres que cultivam coca, transmitido pela TV estatal, Morales também confirmou que na mesma oportunidade se encontrará com o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero. Além disso, ele disse ter recebido um convite do presidente mexicano, Vicente Fox, para conversar, convite que se mostrou disposto a aceitar. "Estamos dispostos a nos reunir com todos os chefes de Estado que assim desejarem", afirmou Morales ao fazer referência a uma pequena viagem que na próxima semana o levará à capital austríaca, à França e à Bélgica.

Morales afirmou que a presidente do Chile, Michele Bachelet, o convidou por telefone e o felicitou pela nacionalização dos hidrocarbonetos que realizou na última segunda e por seu esforço por eliminar a pobreza no país andino, antes de propor o encontro em Viena. Segundo um relatório do Ministério de Exteriores boliviano, Morales deve ter pelo menos 16 reuniões pessoais com autoridades na cúpula entre UE e América Latina. Entre estas autoridades está o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, e o Alto Representante de Política Externa e de Segurança Comum da UE, Javier Solana.

Com agências