Governo quer diminuir custo do crédito imobiliário

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acertou nesta sexta-feira uma agenda de discussão com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para tentar diminuir o custo do crédito, começando pelo setor imobiliário.

O anúncio foi feito pelo próprio Mantega após reunião com dirigentes da Febraban, que apontaram os elevados custos dos tributos que incidem sobre o setor financeiro como uma das razões para os spreads elevados. Mantega descartou a redução da tributação no médio prazo, devido às restriçõe fiscais, mas afirmou que o governo quer aprovar legislação que aumente as garantias do crédito imobiliário no caso de inadimplência.


"As questões do crédito imobiliário são de natureza jurídica, a parte da garantia que o imóvel dá. Há uma dificuldade de retomada do imóvel no caso de inadimplência e isso implica um aumento do custo (do crédito) pela perda eventual, ou pela demora da retomada", afirmou Mantega. "Tudo isso vai depender de legislação, você vai ter que aprovar uma lei que mude as regras." O presidente da Febraban, Márcio Cypriano, disse que a entidade se comprometeu a apresentar ao ministro uma lista de sugestões de medidas para a redução do custo dos empréstimos.

Com agências