Manifestação contra a guerra reúne 70 mil na Grécia

Os organizadores da manifestação ressaltaram a "alta participação", que calcularam em 70 mil pessoas. A marcha passou em frente às embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido e terminou no Parlamento g

A gigantesca manifestação protestou contra a guerra e o neoliberalismo no quarto Fórum Social Europeu foi atacada pela polícia. Kalivis Alexandros, vice-presidente da Confederação de Trabalhadores da Grécia (GSEE, na sigla em grego), co-organizadora do fórum, declarou: "Conseguimos nosso objetivo de realizar uma manifestação em massa, apesar dos distúrbios isolados que, durante o transcurso da marcha, ameaçaram a manifestação".

Outros dois atos aconteceram horas antes no centro de Atenas. O encontro em Atenas é o quarto realizado pelo Fórum Social Europeu. Os anteriores ocorreram em Gênova, Paris e Londres. A maioria dos atenienses saiu várias vezes às ruas em protesto contra a invasão do Iraque e durante visitas de altos funcionários americanos ao país.

A manifestação foi marcada por incidentes decorrentes de ataques da polícia, que mobilizou oito mil agentes que formaram verdadeiras muralhas humanas em torno das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido. No entanto, os distúrbios danificaram as fachadas das embaixadas da Itália e do Egito, os escritórios da Comissão Européia, bancos, as sedes sociais da Polícia, além de lojas e carros, que foram queimados.

Com agências