Humala denuncia proteção mútua de Toledo e Garcia

O candidato nacionalista peruano Ollanta Humala atribuiu o apoio dado pelo presidente Alejandro Toledo a seu adversário eleitoral, Alan García, a um "pacto de impunidade" para que sua gestão não seja investigada.

Toledo afirmou que a eleição presidencial no segundo turno será uma decisão "entre a democracia e o autoritarismo". O chefe de Estado peruano acrescentou que "este não é uma questão partidária, é uma questão democrática". A alusão de Toledo, interpretada como um apoio ao ex-presidente García (1985-1990), foi criticada por setores independentes, que a consideraram uma intromissão nas eleições. Em entrevista à emissora Cadena Peruana de Notícias, Humala disse não ter "nenhuma dúvida" de que o candidato de Toledo é seu rival do Partido Aprista Peruano.

Humala, apoio que García deu à candidatura de Alberto Fujimori em 1990, contra seu então adversário, Mario Vargas Llosa. Ele disse que o respaldo esteve condicionado a que não fosse investigado pelas acusações de corrupção que foram apresentados mais tarde.

Humala frisou que Toledo deve permanecer no Peru pelo bem dele, do país e de seu governo, para "terminar seu mandato com a cabeça erguida". Há várias semanas, o candidato nacionalista pediu que Toledo fique no país após entregar o comando em 28 de julho para assumir a responsabilidade por seus atos de governo. As pesquisas de intenções de voto publicadas esta semana em Lima indicam que o ex-presidente García mantém uma vantagem de cerca de 10 pontos percentuais sobre Humala no segundo turno.
Com agências