Governo federal entrega 15 bibliotecas rurais no Maranhão

O Ministério do Desenvolvimento Agrário entregou 15 bibliotecas rurais no Maranhão por meio do Programa Arca das Letras, cujo objetivo é facilitar o acesso aos livros e estimular à leitura no campo.

Em todo o Estado, foram instaladas 33 bibliotecas, em comunidades de agricultores familiares, remanescentes de quilombos e em assentamentos da reforma agrária. Cada Arca da Leitura é composta por 230 livros sobre literatura, educação, meio ambiente, saúde, agricultura e cidadania. A comunidade é quem decide os assuntos que vão compor o acervo, o local onde a biblioteca vai ser instalada e também o agente de leitura – voluntários que atuam no empréstimo dos livros e nas ações de estímulo à leitura.
De acordo com a coordenadora nacional do programa, Cleide Soares, 2,4 mil famílias dos municípios de Peritoró, Pio XII, Itapecuru, Tuntum, Barreirinhas, Arari, Vitorino Freire, Lago do Junco, Alcântara serão beneficiadas com as bibliotecas. "É um projeto que está pertinho da casa dos moradores do meio rural, o que tem facilitado muito o acesso ao livro, à leitura e à busca de informações do dia-a-dia para os moradores do campo", afirmou.
Sebastião dos Santos Dias é instrutor na fabricação de doces e licores no município de Alcântara. Nas horas vagas, é voluntário do programa, recebeu treinamento para ser um agente de leitura. "Fazer isso é muito gratificante, especialmente porque há anos a nossa comunidade não recebe uma educação de qualidade. Estou muito feliz e me sentindo honrado por ajudar a minha comunidade a ter acesso à leitura e ao conhecimento". Qualquer pessoa pode pegar livros emprestados por 15 dias. Em todo o Brasil, foram instaladas 1.550 bibliotecas rurais. Até o final de 2006, está prevista a entrega de mais 200 unidades.

 

A informação é da
Agência Brasil