Delegacia Regional do Trabalho do Pará qualifica jovens

A DRT do Pará sobre o comando do Dr. Jorge Lopes de Farias nos primeiros três meses de 2006, qualificou profissionalmente cerca de 300 jovens.

A DRT do Pará qualificou cerca de 300 jovens nos primeiros três meses de 2006. O treinamento de qualificação profissional faz parte do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego. ‘A meta é atingir 100% dos jovens cadastrados pela DRT do Pará, possibilitando-lhes currículo e orientações indispensáveis aos primeiros passos para a inserção no mercado de trabalho.

 
Os jovens cadastrados no sistema PNPE WEB, na faixa etária de 16 a 24 anos, que estejam estudando ou tenham concluído o Ensino Médio recebem uma programação que envolve temas no atendimento aos eixos do projeto: comportamento, cidadania, empregabilidade, gestão e negócios. Os jovens belenenses são oriundos de todos os bairros da capital paraense, incluindo ilha do Mosqueiro e outros municípios como Ananindeua e Marituba.
 
Ao final, os jovens sem conhecimento digital são reorganizados em turmas para participar do Curso de Informática realizado em parceria com o INFRAERO e Movimento República de Emaús, no Centro de Treinamento de Informática, localizado no aeroporto internacional de Belém – Avenida Julio César. Nos três meses 100 jovens já receberam noções sobre informática.
 
O aspecto primordial para a eficácia de todo esse processo é a adesão do empresariado na disponibilidade de vagas em suas empresas, viabilizando assim a proposta maior do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego – PNP’. Além da DRT-Pa contribuem para esse processo a Fundacentro, INSS, Dieese e Sebrae.
 
O Programa atua com as ações de Captação de Vagas (Subvenção Econômica e Selo de Responsabilidade Social), Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã, Jovem Empreendedor, Soldado Cidadão e Aprendizagem; no sentido de atender suas principais demandas, que são a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.