Blair muda gabinete depois de derrota Trabalhista nas eleições municipais

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, anunciou mudanças radicais em seu gabinete, entre elas a saída do ministro das Relações Exteriores, Jack Straw, após sofrer dura derrota nas eleições municipais da In

O primeiro-ministro anunciou para o lugar de Jack Straw, Margaret Beckett, que estava à frente do Ministério de Meio Ambiente. Straw também deixa o cargo abatido por fortes críticas devido à participação de forças britânicas na Guerra do Iraque. Ele assumirá a liderança da Câmara dos Comuns, no lugar de Geoff Hoon, que será o responsável pela área de Assuntos Europeus.

Blair mudou também o ministro do Interior Charles Clarke, que foi acusado de liberar 1.023 estrangeiros que cumpriram pena no país e não foram deportados. Os trabalhistas perderam em mais de 250 conselhos municipais nas eleições locais desta quinta-feira e ficaram apenas na terceira posição, com 26% dos votos, muito atrás dos conservadores, que alcançaram 40% e assumem 213 conselhos, e perto dos liberais democratas (27%, e perdem 16 conselhos).

Os resultados do pleito na Inglaterra foram os piores para o Partido Trabalhista desde a chegada de Blair ao poder, em 1997, enquanto os conservadores alcançaram os melhores avanços desde 1992. A derrota foi vista como um voto de castigo do eleitorado por analistas políticos.

A derrota representa aos trabalhistas a perda de prefeituras tradicionalmente em poder de sua formação, como na área chamada Grande Manchester (norte da Inglaterra) e de Camden Town, em Londres.

Os resultados são os piores dos últimos anos para o Trabalhismo em eleições municipais, embora os governistas afirmem que "não estão derrotados".

Com agências internacionais