2ª Conferência Nacional do Esporte debate estruturação do setor

O segundo dia da 2ª Conferência Nacional do Esporte foi marcado por grande participação popular em torno de dois dos quatro eixos de debate definidos para nortear a construção do Sistema Nacional de Esporte e La

O segundo dia da 2ª Conferência Nacional do Esporte foi marcado por grande participação popular em torno de dois dos quatro eixos de debate definidos para nortear a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, proposta do evento. A 2ª Conferência, que acontece em Brasília e seguirá até domingo (07/05), reúne representantes da comunidade esportiva de todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal.

Na parte da manhã, o eixo debatido foi o de “Estrutura: Organização, Agentes e Competências” e a palestra de apresentação do tema foi ministrada pelo ministro do Esporte Orlando Silva Jr. Também participaram da abertura o deputado federal Carlos Abicalil (PT/MT) e a chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Lourdes Lemos.

De acordo com o ministro, toda reflexão sobre a estruturação no esporte deve observar experiências já vividas pela comunidade. “A I Conferência apontou para a necessidade de construção de um sistema nacional e não tem como pensarmos nisto sem o envolvimento dos agentes do esporte”, afirmou.

Recursos Humanos

No período da tarde, foi a vez de os participantes do eixo Recursos Humanos e Formação debaterem as condições para a construção de um Sistema Nacional do Esporte. Participaram da mesa redonda o professor e membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) de Pernambuco, Sávio Assis de Oliveira, e a coordenadora geral de Relações Acadêmicas de Graduação do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior (Depem/Sesu), Iguatemy Maria de Lucena Martins.

O professor Sávio destacou, dentre outros pontos, a importância de estabelecer um financiamento específico para a formação das pessoas de recursos humanos no esporte. Para a coordenadora Iguatemy, o eixo sobre RH é um dos mais importantes para a construção do sistema. Segundo ela, os agentes que irão compor o sistema podem ser representados de duas formas: as unidades estruturantes, que são as entidades em geral, e os recursos humanos, que são os atletas e gestores. Para ela, a formação dos recursos humanos precisa do olhar e da informação de profissionais de áreas distintas. “O RH, acima de tudo, deve ter qualidade, ética e compromisso social”, afirmou.

Neste sábado, serão debatidos os eixos “Gestão e Controle Social”, pela manhã, e “Financiamento”, na parte da tarde. Os encaminhamentos em torno de cada eixo serão finalizados durante a Plenária Final, a ser realizada no domingo, até as 17h, horário previsto para o encerramento da Conferência.

Fonte: Ministério do Esporte