IMG realiza seu 2º Seminário Nacional de Cultura

A relação entre a cultura brasileira e o desenvolvimento do País é o foco do 2º Seminário Nacional de Cultura do Instituto Maurício Grabois (IMG). Marcado para os dias 19 e 20 de maio, o evento acontece no Hotel Eron, em Brasília

A realização do seminário se dá em momento de grandes debates sobre o futuro do País. Dessa forma, a inclusão da temática cultural nessas discussões é outra proposta do evento. Os organizadores prevêem a participação de gestores públicos, movimentos culturais, entidades sociais e artistas (veja a programação abaixo). Suas intervenções devem enfatizar o resultado de experiências socioculturais realizadas Brasil afora.

Ao fim do seminário, está prevista a preparação de um programa de cultura para o Brasil. “Acreditamos que esta elaboração poderá se somar aos esforços da Conferência Nacional de Cultura, realizada em 2005 pelo Ministério da Cultura”, diz nota do IMG. “E ainda influir no processo de construção do Plano Nacional de Cultura previsto por emenda constitucional aprovada no ano passado”.

Para participar do evento, é necessário confirmar presença até o dia 17 de maio. A inscrição pode ser feita por e-mail (imgbrasil@vermelho.org.br) ou por telefone [(11) 3266-8368, com Teresa].

2º II SEMINÁRIO NACIONAL DE CULTURA
INSTITUTO MAURÍCIO GRABOIS (IMG)
Quando: 19 e 20 de maio (sexta e sábado).
Onde: Hotel Eron, SHN 05, Bl. A, Brasília (DF)
Objetivos: “Dar seguimento à elaboração sobre o papel e o lugar da cultura em um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil. Reunir os militantes e amigos do IMG que atuam na área, para dar seqüência à construção de uma corrente de opinião e atuação nos movimentos culturais e no meio artístico e cultural. Avaliar a experiência da participação da corrente progressista na definição de políticas públicas de cultura, e sistematizar indicações para novas iniciativas nesta direção. e Sistematizar pontos que contribuam para a elaboração de uma plataforma cultura para as eleições presidenciais e demais níveis de governo.”

PROGRAMAÇÃO
19 de maio – 6ª feira
8h às 9h: inscrições.

9h: Solenidade de Abertura
Adalberto Monteiro (Presidente do IMG)

9h30 às 12h30: Mesa 1 – “Cultura, identidade nacional e  desenvolvimento: qual o lugar da cultura em um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil?”
Jandira Feghali (Deputada Federal RJ)*
Alfredo Manevy (Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura)
Célio Turino (Secretário de Programas e Projetos do Ministério da Cultura)
Moderador: Adalberto Monteiro, presidente do IMG.

14h30 às 18h:
Mesa 2 – “Experiências de gestão pública na área da cultura: a política cultural do governo federal e outras experiências de participação em governos locais”
Elder Vieira (Coordenador do Plano Nacional de Cultura, SPC/MinC)
Ronald Freitas (Advogado)
Moderador: Eduardo Bonfim (Ex-Secretário de Cultura de Alagoas)*

20 de maio – sábado
9h às 12h: Mesa 3 – “Os movimentos sociais de cultura: experiências de intervenção cultural a partir dos artistas e movimentos sociais”
José Renato (Diretor Teatral e membro do Movimento Arte contra a Barbárie)*
Ernesto Valença (Ator, ex-coordenador do CUCA)
Javier Alfaya (Deputado Estadual BA)
Moderador: Gustavo Petta (Presidente da UNE*)

14h às 18h:
Mesa 4 – “Pontos para um programa: sintetizando reflexões que serão realizadas durante todo o Seminário, o objetivo desta mesa é compilar pontos para um programa de cultura para o Brasil”
Juca Ferreira (Secretário Executivo do Ministério da Cultura)
Manoel Rangel (Diretor da Ancine)
Moderadora: Antonia Rangel (Chefe de gabinete do Secretário de Programas e Projetos do Ministério da Cultura)

* Nomes a confirmar