Os Orixás dançam na Câmara dos Deputados

Os Orixás Dançam no Planalto Central, livro que trata da presença das religiões de matriz africana no Distrito Federal e Entorno, será lançado nesta quarta-feira (3), às 17h30, na Câmara dos Deputados.

O livro é resultado de um trabalho de pesquisa realizado com financiamento da Fundação Cultural Palmares e elaborado por uma equipe coordenada pela jornalista Jô Abreu e composta por Walmir França, da ONG Os Negões, da Bahia e Ana Oliveira, filha de santo de Lilico da Oxum, um dos mais destacados pais de santo do Distrito Federal.

Para Jô Abreu, o documento contribui para dar visibilidade aos que professam essas religiões. Ela esclarece que o Povo de Santo constitui comunidades específicas, com comportamento e necessidades próprias, completamente desconhecidas daqueles que constróem as políticas públicas.

Currículo escolar

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados está discutindo projeto de lei de autoria do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que institui nos currículos escolares do ensino fundamental, conhecimento sobre a língua, usos, costumes e a cultura dos povos tradicionais e minorias étnicas formadores do povo brasileiro.

Fonte: Agência Câmara