Nova pesquisa mostra fragilidade de Alckmin no Nordeste

A próxima pesquisa eleitoral de abrangência nacional deve ser divulgada somente no final desta semana, pelo Jornal do Brasil, que encomendou ao Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) um levantamento que será concluído hoje (3/5). Mas pesquis

A última pesquisa regional divulgada foi em Sergipe. Realizada pelo Dataform entre os dias 16 e 22 de abril em 26 municípios, incluindo a capital Aracaju, a pesquisa mostra que o eleitorado local tem clara preferência pela esquerda tanto na disputa pelo governo do Estado quanto na sucessão presidencial.

Para esta última, a pesquisa Dataform mostra que o presidente Lula tem a preferência de 36,80% dos sergipanos, enquanto Garotinho fica em segundo com 10,6%. Alckmin amarga um desonroso terceiro lugar, com 7,7%, tecnicamente empatado com a senadora Heloisa Helena (PSOL-AL). Foram entrevistados 2.140 eleitores e a margem de erro é de 2,4 pontos para mais ou para menos.

Na disputa pelo governo do Estado, o ex-prefeito de Aracaju, Marcelo Deda (PT) tem a preferência de 42,1% do eleitorado contra 31,9% para João Alves Filho, uma margem de vantagem de 10,2 pontos percentuais. Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 8 e 12 de março, a diferença em favor do petista era levemente maior, 12,6 pontos percentuais. Nesse caso, João Alves recupera 2,4 pontos. Na pesquisa espontânea Déda foi citado como opção de 32,2%, enquanto João Alves foi lembrado por 24,2%, diferença de 9 pontos percentuais.

Comparando as últimas pesquisas, Deda cresceu 6,2 pontos. Os pré-candidatos Antônio Samarone  (PDT) e Adelson Alves (PSDC) tiveram 0,5% de citação na induzida. Na espontânea, 3% e 2%, respectivamente. Nessa modalidade, o ex-governador Albano Franco teve 0,2% de citação e o deputado estadual Adelson Barreto 0,1%.
Em Aracaju, que agora é administrada pelo vice Edvaldo Nogueira (PCdoB), o ex-prefeito petista lidera com grande vantagem sobre o atual governador Deda saltou de 13 para 30,7 pontos percentuais.

Os dados obtidos também revelam que a incidência de eleitores sergipanos indecisos ainda é alta, somando 31,1% do total. E os que anulariam ou votariam em branco somam 4,8%, enquanto 5,9%não responderam. A pesquisa ainda revelou que 91% dos eleitores não sabem o que é verticalização, 60% não sabem em quem vão votar para deputado federal, 55% não sabem em quem vão votar para deputado estadual.

Alckmin repete FHC

Sabendo que o "desconhecimento" do eleitorado também o atinge, Geraldo Alckmin está em plena campanha na região. Utilizando a mesma estratégia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quando candidato à reeleição, Alckmin tem feito o famoso corpo-a-corpo com o eleitorado arregimentado por seus correligionários. Na cidade de Monteiro, no sertão da Paraíba, Alckmin chegou a comer buchada de bode com pirão, ao som de repentistas.

O tucano também afagou um jumento, todo enfeitado, que iria abrir a final da sexta corrida de jegue do município, em Zabelê, município de menos de dois mil habitantes, a 20 quilômetros de Monteiro, e assistiu a uma apresentação de reizado (um espetáculo religoso) – na igreja de Nossa Senhora das Dores.
No Ceará, o tucano presenciou dois constrangimentos. Primeiro, na noite de domingo, no Sebrae de Juazeiro do Norte, viu uma liderança da juventude do PSDB fazer um pronunciamento ao público e dirigir-se ao governador tucano Lúcio Alcântara como se não soubesse de quem se tratava. Em sua apresentação a jovem citou Alckmin e o senador Tasso Jereissati, mas em nenhum instante disse o nome do governador do Ceará. Já no final de sua participação, ela disparou um inesperado "prazer conhecer" em direção a Lúcio.

Em outro episódio constrangedor, ao chegar ao Crato Tênis Clube, na cidade de Crato, para participar de reunião com lideranças locais, Geraldo Alckmin presenciou uma manifestação contra o governo do Ceará que acabou em tumulto. Alunos e professores da Universidade Regional do Cariri (Urca), em greve desde quarta-feira por maiores salários e melhores condições de estrutura nos três campi da universidade, entraram em confronto com tucanos.

Foi preciso a Guarda Municipal intervir. Ao chegar à entrada do local, Alckmin foi recebido com aplausos e uma banda de música da juventude do PSDB e por vaias dos manifestantes.

Da redação