Desenvolvimento: seminário do IMG discute desafios e saídas

Por Sérgio Barroso
O Instituto Maurício Grabois realizará o seminário nacional “Brasil: reflexões e propostas para o desenvolvimento econômico”, visando dar mais clareza às proposiç&otild

O Seminário se concentra em quatro grandes temáticas, iniciando com as perspectivas da economia mundial marcada por certo ineditismo: “boom” das commodityes e volumosos superávits nas transações correntes de países periféricos. Até quando?
Na sequência, o Seminário examina outro bloco de problemas fundamentais, nucleados pela orientação macroeconômica (monetária, cambial e fiscal) e o desafio da elevação dos investimentos públicos e privados.
A candente problemática das desigualdades sociais e regionais, tendo em seu interior a questão do trabalho, também será objeto de debate, num momento que sabemos também muito particular, onde são visíveis o avanço da resistência e as mudanças políticas no nosso continente.
O Seminário conclui com uma Conferência sobre os caminhos para a superação dos obstáculos e como enfocar a articulação das forças políticas para levar adiante o novo projeto nacional de desenvolvimento.
Intelectuais e lideres políticos como Renato Rabelo, Luciano Coutinho, Lecio Morais, Marcos Macedo Cintra, Claudio Dedecca e Nivaldo Santana dão a garantia do alto nível do Seminário do IMG, que ainda comemorará os 25 anos da revista teórica do PCdoB, a “Princípios”.
Veja a programação completa do seminário:

9h30
Tendências da economia mundial e suas incidências na América Latina e Brasil. Pode-se prever a duração do atual ciclo de liquidez na economia mundial?
Marcos Antonio de M. Cintra (Doutor em Economia/ Unicamp; Pesquisador do CERI/ Unicamp);
Moderador: Aloísio Sérgio Rocha Barroso (Doutorando em Economia Social e do Trabalho/ Unicamp; Diretor-Executivo do IMG).
11 horas
O Brasil e a gestão macroeconômica (monetária, cambial e fiscal) da política econômica. Destravar e elevar as taxas dos investimentos público e privado. O que e como fazer para elevar e sustentar as taxas de crescimento?
Luciano Coutinho (Professor Titular de Economia/ Unicamp);
Lecio Antônio de Morais (Economista, Mestre em Ciências Políticas /UNB).
Moderador: Dilermanto Toni (Jornalista e Membro do Conselho Diretor do IMG)
14h30
Reforçar a luta contra as desigualdades sociais e regionais
Cláudio Dedecca (Livre-Docente em Economia /Unicamp)
Nivaldo Santana (Deputado Estadual PCdoB/SP)
Moderador: Augusto Petta (Presidente do Centro de Estudos Sindicais)
17 horas
Conferência: Os desafios da repactuação de novas bases para o desenvolvimento brasileiro
Renato Rabelo (Presidente do PCdoB)
Moderador: Adalberto Monteiro (Presidente do Instituto Maurício Grabois)
18h30
Coquetel dos 25 anos da revista Princípios

Dia 5 de maio (sexta-feira)
No sindicato dos Eletricitários: R. Tomaz Gonzaga, nº 50 – Metrô Liberdade, São Paulo /SP.
Contato e informações: Instituto Maurício Grabois, Rua dos Franceses, nº 04, Bela Vista Cep 01329-010 São Paulo / SP/ Brasil
Promoção: Instituto Maurício Grabois e Revista Princípios