Morreu Galbraith, 97, economista de J. F. Kennedy

O economista John Kenneth Galbraith, norte-americano de origem canadense, autor de “A era da opulência”, morreu neste sábado, aos 97 anos, segundo informou a edição deste domingo (30) do The New York Times. Co

Galbraith, que era professor emérito na Universidade de Harvard, onde lecionou durante boa parte de sua carreira, morreu em um hospital de Cambridge, no Estado de Massachusetts, informou o NYT.

O mais célebre livro do economista, “A era da opulência”, foi publicado em 1958 e logo se tornou um bestseller. O livro defende a idéia de que os Estados Unidos se tornaram um país rico em bens de consumo mas pobre em serviços sociais. Combate o mito da relação necessariamente positiva entre o crescimento da riqueza e a estabilidade social. E se empenha em verificar como os consumidores são manipulados pela publicidade.

Ele era considerado nos EUA como “liberal”, à esquerda. Foi assessor do presidente democrata John F. Kennedy e ocupou nessa administração o cargo de embaixador na Índia. Depois, rompeu com o sucessor de Kennedy, Lyndon Johnson, sobre a questão da Guerra do Vietnã, à qual ele se opôs vivamente. Mesmo assim, Gaibraith colaborou na elaboração do programa de Johnson sobre a “Great Society” (“Grande Sociedade”). E foi autor de um importante discurso desse presidente expondo seus objetivos, recorda o New York Times.

Do jornal francês Libération