Israel decide acelerar Muro do Apartheid

Depois de uma reunião do Conselho de Ministros, neste domingo (30), o primeiro ministro designado de Israel, Ehud Olmert, disse que “seguiremos adiante, tão depressa quanto for possível”, com a construção do c

“As decisões que estamos tomando permitirãoi que completemos a barreira de segurança tão rápido quanto possível, de forma que possamos melhor prevenir os ataques terroristas”, justificou Olmert. Ele disse que espera ver o Muro concluído até o fim deste ano.
Pressão sobre Jerusalém
O Conselho de Ministros aprovou mudanças no traçado da barreira. Consequentemente, os palestinos que residem nas aldeias em torno do grande assentamento judaico de Ariel (45 mil moradores), no norte da Cisjordânia, perto de Jerusalém Oriental, em breve estarão circundados pelo Muro.
Sob pressão dos EUA, Israel vinha protelando a construção da barreira na área de Ariel, a colônia judaica que penetra mais fundo em terras palestinas. Só este traçado incorporará na prática a Israel cerca  de 2% do total do território da Cisjordânia.
Muro provisório
Em outra resolução, o Conselho de Ministros votou a construção de uma barreira temporária em torno de certas áreas de Jerusalém, onde o Muro definitivo ainda não foi erguido. A proposta foi aprovada como uma solução imediata para prevenir homnens-bomba de penetrar em Israel. O palestino que fez-se explodir em Tel Aviv, duas semanas atrás, supostamente entrou no país através da área de Jerusalém.
Os israelenses “estão colocando os palestinos fora da cidade (de Jerusalém) em um esforço para criar fatos consumados e predeterminar um acordo final entre as partes”, disse à TV Al Jazira o geógrafo palestino Khalil Tafaki, residente na capital bíblica, disputada por israelenses e palestinos.
Com informações do site
da TV árabe Al Jazira