Exército brasileiro: Haiti está calmo mas Minustah prossegue

O Brasil vai manter o contingente de 1,2 mil homens nas forças de paz do Haiti, chamada Minustah, pelos próximos meses. A informação foi divulgada hoje (30) pelo chefe de comunicação das tropas brasileiras no país c

Segundo ele, os 1,2 mil soldados que estão atualmente em território haitiano serão substituídos por um contingente formado por 215 fuzileiros navais, 825 homens da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada de Recife (PE) e 150 engenheiros militares do Centro-Oeste e de Minas Gerais.

Sequestros caem para "meia dúzia"

De acordo com o coronel, a situação no Haiti está tranquila desde a eleição presidencial, realizada em fevereiro deste ano. "Em termos de segurança pública, o número de sequestros, que estava na ordem de 160 no mês de dezembro, passou para meia dúzia no mês passado. Aquela insegurança que havia na população caiu muito", disse. "Mas ainda existem ações isoladas. Você consegue perceber tiroteios em determinados pontos da cidade."

Mattos explica que, nos três primeiros contingentes de soldados brasileiros que trabalharam no Haiti, foram registrados 18 feridos. Neste quarto contingente, que está no país desde dezembro, não houve nenhum registro de ferimento em confrontos.

Fonte: Agência Brasil