Crise nuclear: Irã dispõe-se a cooperar com AIEA

O porta-voz da Chancelaria iraniana, Hamid Asef, manifestou hoje (30) que se a questão nuclear do Irã puder ser solucionada dentro dos quadros da Agência Internacional de Energia Atômica, seu país quer manter a maior cooper

Asef sublinhou que se a AIEA e o Conselho de Segurança da ONU chegarem ao acordo de resolver a questão dentro do quadro da AIEA, o Irã poderá fazer a maior cooperação em qualquer momento com a entidade. Ao mesmo tempo, advertiu que, se o Conselho de Segurança tomar medidas mais duras, o Irã fará o mesmo.

Cúpula dos seis será na terça
 

Quanto a eventuais negociações entre os cinco países permanentes do Conselho de Segurança e a Alemanha sobre a questão nuclear iraniana, o vice-diretor da Agência Iraniana de Energia Atômica, Muhammed Saidi, disse no mesmo dia, que o Irã não tem o plano de suspender suas atividades de enriquecimento do urânio.

Segundo se informou, as negociações entre os cinco países que são membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, Rússia, Grã-Bretanha, França e China), mais a Alemanha, serão realizadas nos dias 2 e dia 9 de maio, respectivamente em Paris e Nova Iorque. A proposta da cúpula dos seis partiu da diplomacia francesa.

Com agências