Dois mil servidores protestam no centro de BH por reajuste de 42%

O centro de Belo Horizonte foi tomado, na manhã desta quinta-feira, por cerca de dois mil servidores, de acordo com o Batalhão de Missões Especiais e Eventos da Polícia Militar, de diversas categorias de servidores públicos muni

Os manifestantes seguiram em protesto pela avenida Afonso Pena até a Secretaria de Administração e Recursos Humanos da prefeitura, na avenida Álvares Cabral, 200, reivindicando o cumprimento da pauta de reivindicações.

Um grupo de manifestantes foi recebido pelo presidente da Comissão Permanente de Negociação e secretário-adjunto de Recursos Humanos da PBH, Fernando Nogueira, pelo procurador-geral adjunto, Mário Casaverde e o secretário municipal adjunto de governo, Ricardo Pires.

Para este ano, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte definiu uma pauta única de reivindicação para todas as áreas, que inclui os seguintes itens: índice de 42% de reajuste salarial; reajuste no valor do vale-refeição, passando a ser de R$12, extensivo a todos os servidores; realização de concurso público e imediata nomeação dos aprovados; destinação de maiores recursos financeiros para pagamento dos precatórios e a resolução das pendências dos anos anteriores.

Através da assessoria de comunicação, a prefeitura informou que os precatórios trabalhistas já estão sendo pagos e que ao longo da administração já realizou vários concursos, o que já atende parte das reivindicações. O reajuste unificado de 42%, além de outras reivindicações, serão negociados na reunião da próxima semana, ainda sem dia marcado.

De acordo com o Sindibel, a pauta de reivindicação foi entregue ao presidente da Comissão Permanente de Negociação no dia 22 de março. Desde então, a categoria aguarda a abertura das negociações, mas não recebeu retorno.

Os manifestantes já marcaram assembléia conjunta para o próximo dia 17 de maio, na esperança de que até lá seja apresentada uma proposta dentro do que foi pedido.
 
De Belo Horizonte
Wellington Santos