Colômbia: Uribe cai oito pontos nas pesquisas

O presidente fascista e candidato à reeleição Álvaro Uribe perdeu mais oito pontos percentuais na intenção de voto dos colombianos segundo pesquisa divulgada hoje. Enquanto o aliado de Bush cai; Ga

Se as eleições fossem amanhã, Uribe teria 55,7% dos votos. O retrocesso do presidente é de 8,4 pontos considerando uma pesquisa divulgada na semana passada em que Uribe registrada 64,1% da intenção de voto.

 

No segundo lugar continua o candidato liberal Horacio Serpa, com 17,9%, que também está caindo nas intenções. Há um mês ele marcava 19,6%. O melhor desempenho, segundo a pesquisa, é do candidato do opositor Pólo Democrático, Carlos Gaviria, que hoje marca 14,3% das intenções. Gaviria tinha na pesquisa passada apenas 9,9%, o que significa uma arrancada de mais de quatro pontos.

 

Mas atrás nas pesquisas está Antanas Mockus, com 2,8%; seguido por Enrique Parejo, com 0,4%; Carlos Rincón, com 0,2%; e no último lugar, Álvaro Levva, com 0,1%.

 

Segundo a pesquisa, solicitada pela Caracol Radio e outros meios de comunicação, no caso de um segundo turno, em 18 de junho, Uribe ganharia amplamente fosse quem fosse o candidato. Se o segundo turno for com Horacio Serpa, ganha Uribe com 61,6% das intenções contra 27,8% do candidato liberal.

 

Se o seu rival por Carlos Gaviria, também sai vitorioso o principal aliado do presidente norte-americano no continente, com o mesmo 61,6% enquanto que o candidato do Pólo teria 27,9%. E se o segundo turno for entre Uribe e Mockus, da mesma forma ganha Uribe com 66,2% contra 18,4% de Mockus.

 

Na pesquisa foram ouvidas 1.200 pessoas em seus lares, entre os dias 19 e 23 de abril. Contratada pela empresa Caracol Radio, Caracol Televisão, Revista Cambio, El Espectador, La Republica, El Colombiano, El País, Vanguardia Liberal, La Pátria, El Meridiano de Córdoba, La Opinión, Hoy Diário Del Magdalena, El Universal e El Heraldo.

 

Terrorismo de Estado

 

Foi encontrado ontem o cadáver de Jaime Gómez, assessor da senadora opositora Piedad Córdoba. Ele estava desaparecido há cerca de um mês. O Partido Comunista Colombiano denuncia que se trata de um novo crime político contra a oposição. Gómez foi dirigente sindical e acompanhava há vários anos a senadora na construção de uma proposta de esquerda no interior do partido liberal. A senadora, que esteve seqüestrada por paramilitares, assegura que sua equipe de trabalho era vítima de ameaças.

 

“O assassinato, junto ao de Higinio Baquero, que integrava a escolta de segurança da direção do PC, além do assassinato em dezembro passado de um agente que escoltava Gustavo Petro, mostram um quadro similar de perseguição aos que rodeiam os dirigentes da oposição ao governo Uribe”, diz o texto. Para o PC colombiano existe um “círculo mortal de terror e a amedrontamento”.

 

Além disso, Uribe – apoiado pelos meios de comunicação – têm ameaçado a juventude colombiana que protesta contra as medidas do seu governo. Em comunicado à opinião pública nacional e internacional, a Associação Colombiana de Estudantes Universitários (Aceu) denunciou semana passada que dirigentes da Juventude Comunista (Juco) e do movimento estudantil estão sendo alvo de perseguição política que circula nos meios de comunicação do país.

 

Segundo a Aceu, há universitários que estão com sua integridade física ameaçada. A entidade pediu que organizações – nacionais e internacionais – repudiem publicamente a ação do governo Uribe.

 

Da Redação

Com agências.