China aumenta juros para desacelerar a economia

A China elevou seus juros pela primeira vez desde 2004, em uma medida que tem como objetivo resfriar uma economia que pode estar próxima do superaquecimento.

O Banco Popular da China aumentou a taxa padrão de juros de 5,58% para 5,85% para empréstimos de um ano. Um anúncio nesse sentido já era esperado, já que a economia chinesa continua crescendo a ritmo acelerado e um grande volume de investimentos ameaça desestabilizar o sistema. O número cada vez maior de recursos alocados em renda fixa, a expansão do crédito e fortes ganhos com comércio fizeram com que a China avançasse a uma taxa de 10,2% no primeiro trimestre de 2006 – a maior expansão em dois anos.
A última vez em que o banco central chinês elevou a taxa foi em outubro de 2004. Agora o Banco Popular diz que a nova mudança tem como propósito garantir o desenvolvimento saudável da economia e a alocação eficiente de recursos. Outras instituições financeiras terão de aplicar o aumento às taxas básicas que praticam em empréstimos de um ano ou tempo superior.  
Com agências