Campanha 'Se Liga 16' vai atingir todo o Brasil

Por Valéria Amaral (Agência Brasil)
Para estimular a participação dos jovens na vida política, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) – em parceria

Segundo o presidente da UBES, Thiago Franco, a campanha é feita em todos os períodos eleitorais, desde 1988, para incentivar os adolescentes a defenderem os próprios direitos por meio do voto. Para Franco, somente com a participação política é possível buscar essas metas. "A busca da juventude pelos seus interesses também passa pelo voto. Independente do que pensa cada um é importante participar através do voto porque isso faz parte do processo de aprimoramento da nossa democracia", disse.

De acordo com o membro do Conselho Nacional de Juventude, Wadson Ribeiro, a campanha já percorreu 300 escolas do Brasil. Para Ribeiro, a mobilização é também uma forma de tentar acabar com a associação que as pessoas fazem de política com corrupção. "Política é a luta por direitos e conquistas para beneficiar o povo principalmente. Por isso é importante que a juventude vote e demonstre as próprias opiniões", ressaltou.

Victor Negreiros tem 16 anos e cursa o 2º ano do ensino médio. Ele conta que ainda não se cadastrou no cartório eleitoral, mas pretende se apressar para poder votar. "Cada um tem que dar a sua contribuição para tentar mudar alguma coisa no país", ressaltou. Já a estudante do 1º ano, Vanessa de Lucca Mota, afirmou que as próximas eleições serão uma oportunidade de demonstrar as próprias opiniões. "O Brasil não está sendo governado direito e um voto certo a mais talvez faria a diferença", afirmou.

Quem completa 16 anos até dia 1º de outubro ano e pretende exercer o direito do voto, deve procurar uma sessão eleitoral até o dia 3 de maio. Para fazer o cadastro, é preciso levar o documento de identidade (RG) e um comprovante de residência. Nas últimas eleições de outubro de 2002, mais de 635 mil novos eleitores com 16 anos foram às urnas.