'Oscar' italiano premia comédia anti-Berlusconi

“Il caimano”, a sátira anti-Berlusconi do cineasta italiano Nanni Moretti e um dos favoritos do Festival de Cannes, arrematou os principais prêmios do David de Donatello, equivalente italiano ao Oscar.

"Il caimano" levou os prêmios de melhor filme, diretor, ator (Silvio Orlando), produção (Ângelo Barbagallo e Nanni Moretti), música (Franco Piersanti) e efeitos sonoros (Alessandro Zazon).

"Penso que os 2.000 votos do David de Donatello, que meu filme recebeu, foram conquistados mais pelos méritos cinematográficos do que pelo aspecto político mais destacado pela imprensa", disse Moretti minutos depois de ter conquistado seis prêmios dos doze possíveis.

Disse que "júri do David é formado, na maioria, por gente do cinema e penso que não se deixaram influenciar pelo aspecto político relacionado com a figura de Silvio Berlusconi que tanto deu o que falar aos críticos e aos políticos".

"Quando escutei o nome 'Il caimano' como melhor filme, tinha pensado em dedicar o prêmio aos jovens que começam a fazer cinema, mas, depois, eu escutei uma música de um filme de Fellini e a emoção tomou conta de mim", disse à ANSA. "Mas, agora, quero dizer para esses jovens que começam a fazer cinema com toda a esperança de um dos personagens do meu filme que não devem ter medo de suas próprias idéias e devem ser fiéis à sua determinação e tenacidade sem cair na autocensura", acrescenta o diretor.