Irã promete imitar política de represálias contra EUA se for atacado

O aiatolá Ali Khamenei, maior autoridade religiosa iraniana, disse hoje que seu país revidará um provável ataque militar americano com represálias "duas vezes mais fortes" aos interesses dos Estados Unidos no resto do planeta.

A maior autoridade religiosa do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, disse nesta quarta-feira que seu país revidará com represálias os interesses americanos em todo o mundo se os Estados Unidos atacarem seu país.

"Os americanos devem saber que se lançarem um ataque contra a República Islâmica do Irã seus interesses em qualquer parte do mundo serão retaliados. Essas represálias serão duas vezes mais fortes que qualquer ataque contra o Irã", disse Khamenei. O comunicado foi transmitido pela TV estatal iraniana.

 Nesta terça-feira, Khamenei disse que o Irã está disposto a transferir a outros países sua experiência em tecnologia nuclear.

 As declarações foram feitas ao final de uma reunião entre Khamenei e o presidente sudanês, Omar el Bechir, que disse que "o sucesso do Irã na conquista de uma tecnologia nuclear pacífica representa uma grande vitória para o mundo islâmico".

 No último domingo, o porta-voz do Ministério do Exterior do Irã, Hamid Reza Asefi, afirmou que o programa nuclear iraniano é "irreversível".
As ameaças e intimidações dos EUA e da União Européia tendem a aumentar com a chegada do prazo dado pela Agência Internacional de Energia Atômica para o Irã encerrar suas atividades de enriquecimento de urânio. O prazo dado pelo Conselho de Segurança é de 28 de abril sexta-feira.
Com agências internacionais