Partido de Lourdes reconhece derrota na eleição peruana

Quinze dias depois da eleição presidencial peruana, um porta-voz da campanha de Lourdes Flores finalmente admitiu ontem a noite a derrota para o ex-presidente de centro-esquerda Alan García, virtual adversário do nacionalista Ollanta Humala.

"É praticamente impossível, muito improvável que possamos reverter isso. E, ainda que o resultado final só possa ser dado pelo organismo eleitoral, acredito que não haja por que prolongar a agonia", avaliou o deputado Rafael Rey Rey, um dos colaboradores mais próximos de Flores. Já foram apurados 98,68% dos votos.

Até a noite de ontem, García mantinha uma vantagem de 81.080 votos sobre a candidata da Unidade Nacional. Em porcentagem, ele possuía 24,3%, contra 23,6% de Flores. O candidato nacionalista seguia em primeiro lugar, com 30,7%. A expectativa é que o resultado oficial saia hoje.

Confirmado o segundo turno entre Humala e García, os peruanos terão de escolher entre o tenente-coronel aposentado que conta com o apoio do presidente venezuelano Hugo Chávez, e o ex-presidente aprista que, de 1985 e 1990, levou o país a um espiral de desabastecimento e recessão fora de controle. Existe uma possibilidade de a Unidade Nacional apoiar García, numa aliança contra a vitória de Humala. Mas os partidos ainda aguardam o anúncio oficial da vitório do candidato aprista para iniciar os diálogos.

Da Redação
Com Folha Online.