Ministro e prefeito comunistas conversam sobre experiências administrativas

Saudações comunistas. A recepção de boas vindas nesta terça-feira (25), em Brasília, sinalizou como positivo o encontro entre o ministro mais jovem da história do Brasil, Orlando Silva (Esporte) e Edvaldo Nogueira,

"Sinto-me muito orgulhoso e feliz em saber que o Ministério do Esporte continua em boas mãos. E quem ganha com isso é toda a população uma vez que o esporte pela primeira vez na história está sendo tratado como ferramenta de inclusão social e de desenvolvimento humano de estudantes carentes da rede pública de ensino, em áreas de risco social", revelou Edvaldo Nogueira.

Ao ter um balanço sobre a revolução que o Segundo Tempo causou positivamente na vida de 3.600 jovens contemplados em 2005, somados aos grandes investimentos na área de infra-estrutura e de moradia que a única prefeitura comunista do país está fazendo, Orlando Júnior foi enfático:

– As inúmeras ações humanitárias expressam garra e determinação dos administradores e merecem o reconhecimento, principalmente, do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É um orgulho colaborar na viabilidade dos dois pleitos solicitados pelo prefeito – admitiu Orlando Júnior.

Cooperação e parceria

O ministro esclareceu que o convênio com a prefeitura de Aracaju encontra-se em fase de prestação de contas e que, feitos todos os procedimentos, o próximo passo será a renovação com ampliação para 5.200 crianças. Outra solicitação feita por Edvaldo Nogueira diz respeito a construção de um ginásio de esportes dentro da escola Vitória de Santa Maria.
 

A prefeitura, em parceria com o Governo Federal e a Petrobrás, faz atualmente um investimento de cerca de 50 milhões em infra-estrutura na localidade mais carente da região: o bairro Santa Maria. Mais de 30 mil famílias corriam risco de morte por estarem morando na invasão instalada sobre um gasoduto.

"Tivemos que iniciar o trabalho de remoção dos casos mais graves como as de moradores com casas em morros e encostas", revelou Edvaldo Nogueira ao ressaltar que os trabalhos da prefeitura que comanda não pararam por aí. Transformou a invasão Santa Maria num verdadeiro canteiro de obras.

Além da escola para onde foi solicitada a construção do ginásio de esporte, a prefeitura está construindo no local 500 casas populares que estão em fase de acabamento. Nessa ação também estão incluídas as entregas de benefícios como unidades de saúde, posto policial, avenidas com asfalto e sistema de macro-drenagem para evitar desabamentos.

Exemplo

A reestruturação do bairro de Santa Maria, que manteve os moradores na mesma área em que residiam antes e dando-lhes condições dignas de viver, segue exemplo de experiências anteriores da Prefeitura de Aracaju. O bairro Coroa do Meio foi entregue no último dia 30 de março à população totalmente reformado.
 

"As casas de palafitas – de madeira e sobre mangues – foram substituídas por um conjunto populacional onde as famílias carentes ganharam 600 casas de alvenaria para morar. Foram construídas também 30 novas ruas urbanizadas, com pavimentação asfaltica e drenagem", contou o prefeito.

Reconhecimento mundial

A obra no Bairro Coroa, financiada com recursos no valor de R$17 milhões, repassados pelo Governo Federal, Prefeitura de Aracaju e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) contou com o reconhecimento mundial de brilhante trabalho social ao receber o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM/Brasil 2005), da Organização das Nações Unidas (ONU). A prefeitura também recebeu outro prêmio: o de reconhecimento do Programa de Habitações Humanas das Nações Unidas (UM-Habitat).

Para o prefeito Edvaldo Nogueira a população carente de Brasília pode ser beneficiada a exemplo do aconteceu em Aracaju. Essa é uma mostra da determinação que camaradas do PCdoB são capazes de fazer. Tenho certeza que o deputado federal Agnelo Queiroz (candidato do PCdoB a governador do Distrito Federal) é o nome certo para comandar os destinos da capital federal e proporcionar a todos os moradores uma vida com mais dignidade, com emprego, saúde e segurança", assegurou confiante o prefeito comunista.

De Brasília

Carla Belizária