Lista de Furnas: PF e CGU apontam indícios de pagamento de propinas

A Polícia Federal descobriu indícios de fraudes e pagamentos de propinas relacionados a contratos de fornecedores de serviços e obras de Furnas Centrais Elétricas. Os indicativos de irregularidades são apontados em relatórios reservad

A Polícia Federal descobriu indícios de fraudes e pagamentos de propinas relacionados a contratos de fornecedores de serviços e obras de Furnas Centrais Elétricas. Os indicativos de irregularidades são apontados em relatórios reservados da Controladoria-Geral da União e do serviço de inteligência da PF. As informações são da Agência Globo.    

Em novembro do ano passado, o lobista Nilton Monteiro acusou o ex-diretor de Planejamento da estatal Dimas Toledo de operar um caixa dois para financiar campanhas eleitorais, principalmente de políticos do PSDB e do PFL.

Foram encontradas irregularidades em contratos de empresas supostamente vinculadas a Toledo. Segundo Monteiro, empresas interessadas em contratos com a estatal abasteciam um caixa dois destinado ao financiamento de campanhas eleitorais.

Monteiro apresentou à PF a cópia de uma lista de supostos beneficiários do esquema. Com base em laudo do Instituto Nacional de Criminalística (INC), a PF desconsiderou a lista, aparentemente falsa, mas intensificou as investigações.

Nas últimas semanas, depois de cruzar informações do serviço de inteligência com o resultado preliminar de uma auditoria que a Controladoria-Geral está fazendo em Furnas, a PF chegou à conclusão de que algumas das denúncias de Monteiro são consistentes. Ele deverá ser intimado novamente pela PF para depor sobre o caso.

Agência O Globo.