Estudantes Paraenses vão as ruas contra o aumento da tarifa de transporte urbano

Centenas de Estudantes mobilizados pela UNE, UBES e UMES fazem passeata contra o aumento do preço da passagem de ônibus na capital Paraense.

Estudantes de Belém protestaram, na manhã desta terça-feira (25) contra o reajuste da passagem de ônibus para R$1,35, que entra em vigor no dia 5 de maio. A manifestação foi coordenado pela União Nacional dos Estudantes (UNE).
Com esfregões, baldes, água e sabão, cerca de 100 alunos fizeram uma lavagem simbólica em frente à sede da Prefeitura Municipal de Belém (PMB). 'O novo valor da passagem de ônibus, definido pelo prefeito, ficou acima da inflação e significa perda do nosso poder aquisitivo e, por consequência, diminuição da qualidade de vida', disse Rodrigo Moraes, presidente da executiva nacional da UNE. 'Além disso, a meia passagem ficou estipulada em 70 centavos. É mais do que a metade da passagem', completou.
Esse é só um dos protestos contra o reajuste no preço da passagem de ônibus. Ontem, o Diretório Central dos Estudantes da UFPA (DCE/UFPA), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Pará (Sintsep-pa) procolaram ação civil pública junto ao Ministério Público contra o aumento da tarifa. As três entidades pedem a manutenção do atual valor da tarifa de R$ 1,25.
A UNE também planeja uma grande passeata pelas ruas de Belém, com o objetivo de mobilizar os estudantes. O protesto está marcado para sexta-feira (28), com concentração na Praça Santuário, a partir das 10h da manhã. A UNE aguarda cerca de 2 mil manifestantes e pretende, neste dia, marcar uma audiência com o prefeito Duciomar Costa.
Outro lado – Sobre a ação civil pública a Prefeitura de Belém não se manifesta porque ainda não foi notificada. Quando isso acontecer, o setor jurídico da PMB será acionado. Em relação à audiência que deve ser requerida pelos estudante, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que algum representante da PMB deve recebê-los.
Fonte: Portal ORM