Reitores cubanos conhecem universidades brasileiras

Reitores de universidades cubanas visitarão universidades federais brasileiras a partir desta terça-feira, dia 25, onde firmarão parcerias. As visitas fazem parte do 2º Encontro de Reitores de Universidades Brasileiras e Universi

A delegação de Cuba é composta por 21 integrantes. São 18 reitores e três representantes do governo cubano. Do Brasil, participam reitores e diretores das universidades e representantes do Ministério da Educação. O encontro, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), com o apoio do MEC e do Ministério das Relações Exteriores, termina no sábado, dia 29.

"Vamos estreitar laços acadêmicos e devemos enviar professores cubanos na área de esportes ao Brasil", afirmou o reitor da Universidade Holruin, Segundo Pacheco Toledo. Na instituição da região oriental de Cuba estudam 22 mil universitários. Toledo visitará as universidades federais do Paraná e de Santa Catarina para firmar convênios nas áreas de esporte e agropecuária.

Álcool – A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) pretende oferecer aos cubanos tecnologias na produção de álcool. "O Brasil é o primeiro do mundo em eficiência nessa tecnologia", disse o reitor Valmor Correia de Andrade. Segundo ele, a universidade enviará pesquisadores da produção de álcool a Cuba e também apoiará o ensino de forragicultura na ilha.

Andrade lembrou que o país centro-americano tem avançado muito na produção de fármacos e de vacinas em geral. Essas tecnologias, afirmou, serão aproveitadas pela UFPE.

Na Universidade Federal de Uberlândia, os visitantes firmarão intercâmbios nas áreas de agronomia, veterinária e biologia, além de conhecer as três fazendas experimentais da universidade.

Na abertura oficial do evento, o secretário de educação superior do MEC, Nelson Maculan Filho, destacou a importância de os reitores cubanos conhecerem as universidades brasileiras. Ele antecipou que o portal http://www.capes.gov.br/capes/portal/ ; da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), criado em novembro de 2004, será aberto aos cubanos.

A Capes realiza hoje 18 projetos com Cuba. De 1997 até hoje, 86 bolsistas cubanos foram beneficiados com cursos de doutorado no Brasil pela Capes, principalmente nas áreas de ciências exatas, engenharia e da terra. Do total, 81 concluíram seus estudos. Cinco estão em fase final.

"Nossa expectativa é avançar no relacionamento com Cuba", disse o presidente da Andifes, Oswaldo Baptista Duarte Filho. Ele destacou a necessidade de eliminar barreiras entre os dois países, como vistos e permanências.

Na reunião, também foi divulgado o 11o Congresso Mundial Esporte para Todos, que se realizará de 31 de outubro a 3 de novembro próximo, em Havana. Sob o tema central A Atividade Física: Benefícios e Desafios, o encontro reunirá representantes da área esportiva de todo o mundo.

Fonte: MEC