Recife e Olinda aderem ao programa Cidade Amiga da Amazônia

O prefeito do Recife, João Paulo e a prefeita de Olinda, Luciana Santos, assinam hoje (24) termo de compromisso com a organização não-governamental internacional Greenpeace, aderindo ao programa Cidade Amiga da Amazônia.

Com a iniciativa, as duas cidades assumem a responsabilidade de evitar a compra de madeira de origem ilegal nas licitações públicas. A assinatura do termo está programada para às 10 horas, a bordo do navio Arctic Sunrise, que pertence à entidade ambientalista.

De acordo com Mauro Buarque, diretor de Meio Ambiente da prefeitura do Recife, será dada prioridade À madeira oriunda de manejo florestal sustentável. Uma comissão técnica terá como atribuição sugerir, em um prazo de 120 dias, a regulamentação do consumo sustentável da madeira.

"Serão mapeados os setores que demandam madeira para que durante o processo de aquisição do produto seja cobrada a certificação dos fornecedores", explica Buarque. Segundo ele, as prefeituras utilizam madeira principalmente em obras como escolas e postos de saúde.

O programa Cidade Amiga da Amazônia conta com apoio de 30 municípios brasileiros e tem como objetivo conter o desmatamento da floresta Amazônica. Um relatório do Greenpeace indica que nos últimos quatro anos a floresta perdeu mais de 70 mil quilômetros quadrados de cobertura vegetal.

Fonte: Agência Brasil