Ubes marca presença no 2º Fórum Social Brasileiro

Os estudantes secundaristas marcaram presença na programação do 2º Fórum Social Brasileiro. O auditório do Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal de Pernambuco (CCS/UFPE) ficou pequeno, neste sábado (22/0

Durante toda manhã, várias questões — como vestibular, falta de professores na rede pública de ensino e passe-livre — foram consideradas fundamentais para a democratização da educação. O presidente da UBES, Thiago Franco, fez uma avaliação do espaço. “Temos que debater exaustivamente esse assunto. Temos centenas de estudantes secundaristas que vieram de todo país na finalidade de elaborar um novo projeto educacional para o País”, disse. “Precisamos de políticas de ação afirmativa que contribuam com o acesso das camadas mais carentes à educação pública, gratuita e com qualidade”, concluiu.

O professor Edson de Paula Lima, coordenador da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), e o professor Heleno Araújo, secretário de assuntos educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), também deram suas contribuições. Segundo o professor Heleno, um dos fatores mais importantes na discussão do acesso à educação é a massiva participação social. “Essa é uma parte fundamental para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento na área educacional. A sociedade Civil precisa interferir”, disse.

Do Recife,
Manuella Bezerra de Melo