PF investiga elo entre Valério e secretário de Aécio

A Polícia Federal e o Ministério Público devem aprofundar as investigações sobre o valerioduto tucano, analisando as relações entre o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e o secretário de governo de Minas

De acordo com o jornal O Globo, laudo recém-concluído pelo Instituto Nacional de Criminalística (INC) comprova que Castro foi avalista de um empréstimo de R$ 707 mil que a SMP&B, uma das agências de Valério, fez no Banco Rural no dia 25 de novembro de 2004. Valério está entre os principais integrantes da suposta organização criminosa denunciada pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O laudo informa ainda que o empréstimo foi pago pela DNA Propaganda, outra agência de Valério, a partir de recursos recebidos da Visanet, operadora de cartão de crédito ligada ao Banco do Brasil, em setembro do ano passado. A investigação confirma que o empréstimo da empresa de Valério foi avalizado também pelo presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Mauri Torres (PSDB-MG). Neste período, a SMP&B de Valério detinha um contrato de R$ 10 milhões com a Assembléia.

O laudo mostra ainda que Danilo de Castro e Mauri Torres só deixaram de ser avalistas do empréstimo de Valério no dia 13 de junho do ano passado, uma semana depois da entrevista em que o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) denunciou o esquema de repasses do PT para parlamentares da base governista, apelidado pela oposição de "mensalão", operado por Marcos Valério e o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares.

Da Redação
Com agências.