Peru: Final Alan García x Ollanta Humala ganha corpo

Faltando quase 400 mil votos para serem contabilizados das eleições gerais de 9 de abril no Peru, ganha corpo o provável enfrentamento no segundo turno entre os presidenciáveis Ollanta Humala e Alan García.

Humala, candidato do Partido União pelo Peru, se consolidou na ponta com 3.689.834 milhões de votos (30,75%) com uma vantagem já inalcançável de 769.736 mil sobre seu mais próximo rival: o ex-presidente García, que também se distanciou razoavelmente da conversadora Lourdes Flores.

 

Duas semanas depois das eleições, a segunda vaga para o segundo turno continua aberta. García, do tradicional Partido Aprista Peruano, e Flores, a candidata pela Aliança Unidade Nacional, lutam voto a voto pelo passe. Mas agora parece que quem tem melhores condições é o primeiro. García tem 2.920.98 milhões dos eleitores a seu favor, enquanto Flores tem 2.834.365 milhões de votos. A distância entre os dois é de apenas: 85.733 votos

 

Faltam ainda 457 mil votos para serem contabilizados, que se reduzem a 406.902 mil por causa das ausências que chegaram a 11%. Lourdes, que também é presidente do Partido Popular Cristão, precisa de 21,1% mais cédulas favoráveis que o líder do Apra, que já começou a fazer campanha para o segundo turno.

 

O número de ausentes cresceu e atingiu os 11,1%, o que significa que 1,78 milhão de cidadãos não participaram. Os votos em branco ou nulos chegaram a 252.488 mil votos.

 A chefe do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), Magdalena Chú, reconheceu recentemente a lentidão do organismo na contagem dos votos e se comprometeu a entregar os resultados finais esta semana. 
 

Da Redação

Com informações da Prensa Latina