Oposição do Nepal mantém pressão sobre o rei

O rei do Nepal, Gyanendra, impôs hoje um novo toque de recolher na capital, Katmandu, mas a oposição manteve os protestos com o objetivo de pressionar o monarca a ceder o controle absoluto que exerce sobre o país.

A televisão estatal nepalesa anunciou um novo toque de recolher de 11h a partir das 9h locais (0h15 de Brasília) de domingo, até `às 20h (11h15 de Brasília). As ruas de Katmandu estavam desertas depois do anúncio, mas a aliança de partidos opositores anunciou novas manifestações, como as de sábado, durante o dia.

O novo toque de recolher foi divulgado depois dos protestos de sábado nos quais 300 mil pessoas tomaram as ruas do país para repudiar a proposta do rei Gyanendra de devolver a soberania ao povo. Muitos soldados, armados com metralhadoras, permanecem mobilizados neste domingo ao redor do perímetro do palácio real.


Cem feridos

Os confrontos de sábado, 17º dia de protestos e greves contra o absolutismo do monarca, entre manifestantes e militares deixaram mais de 100 feridos, alguns deles em estado grave.

O rei Gyanendra assumiu plenos poderos no dia 1º de fevereiro de 2005 ao acusar o governo de corrupção e de fracassar na tentativa de controlar rebelião popular que já provocou 12,5 mil mortes no país. Os manifestantes deram prosseguimento aos protestos depois que uma aliança de sete partidos opositores não aceitou a proposta do rei de nomear um primeiro-ministro.

Os partidos exigem que o monarca restitua o parlamento, dissolvido em 2002, e aceite que uma Assembléia Constituinte revise a Constituição e o papel do Estado da monarquia, que atualmente tem o controle das Forças Armadas.

Da Redação
Com agências.