Fórum dá início à rede de jovens feministas

Cerca de 40 mulheres iniciaram, durante este sábado, a construção de uma rede de jovens feministas, em atividade do 2o Fórum Social Brasileiro, no Recife (PE). Vindas de todos os cantos do País, elas decidiram se organizar p

De acordo com Ana Adeve, coordenadora da atividade, a idéia de fazer o “recorte juvenil” dentro do movimento surgiu em outubro passado, quando aconteceu o 10o Encontro Latino-Americano e Caribenho Feminista. “Percebemos que 30% das participantes eram jovens. Mesmo assim, não exercíamos papel de protagonista. A juventude não se colocava como porta-voz”, explica.

O objetivo da rede é mudar essa realidade, fazendo com que as meninas sejam mais atuantes dentro do movimento e tenham lugar nos espaços de discussão. “É importante articular a juventude para tratar de bandeiras específicas”, opina Anne Cabral, representante no evento da UJS (União da Juventude Socialista). “Há questões que, para o jovem, têm um peso diferenciado, como o aborto, por exemplo”, completa Ana Adeve.

Do encontro, saíram algumas diretrizes para o real estabelecimento da rede. Primeiro, será preciso articular as jovens nos diversos estados, para que elas se integram à proposta. Tudo para fortalecer as meninas dentro do movimento feminista e dos movimentos sociais de forma geral, atuando politicamente para dar visibilidade ao grupo e às suas bandeiras.

Para acompanhar esse trabalho, foi montada uma comissão, que poderá ser ampliada. “As integrantes ficaram responsáveis por divulgar projetos e iniciativas comandadas por jovens mulheres”, informa Glauce Medeiros, representante da UBM (União Brasileira de Mulheres). As participantes também decidiram realizar o 1o Encontro de Jovens Feministas, para discutir as bandeiras e formas de atuar dentro do movimento.

Joana Rozowykwiat,
de Recife (PE)