Abbas começa na Turquia viagem para pedir apoio a palestinos

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, chegou hoje a Ancara, primeira etapa de uma viagem que também o levará a vários países europeus com o objetivo de obter apoio para a população palestina.

"Diremos a nossos irmãos turcos as coisas que acontecem nos territórios palestinos. Falaremos da situação política e das dificuldades econômicas nos territórios. Discutiremos com a Turquia as formas como podemos atuar nestes campos", disse Abbas após chegar à capital turca.

Abbas deve se reunir nesta segunda-feira com o presidente turco, Ahmet Necdet Sezer; e com o presidente do Parlamento, Bulent Arinc, assim como com o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, o ministro de Exteriores, Abdullah Gul, e o líder da oposição, Deniz Baykal.
Após sua visita à Turquia, Abbas começará na terça-feira a viagem européia, cuja primeira etapa será a Noruega, segundo fontes da delegação palestina. O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) também viajará para Finlândia e França, onde pedirá a restituição da ajuda da União Européia (UE) à ANP, que permanece bloqueada após a vitória do movimento islâmico Hamas nas eleições legislativas de 25 de janeiro.

A Turquia tem boas relações com os governos de Israel e da ANP e tentará usar essa posição para se tornar um intermediário na crise entre palestinos e israelenses. A Turquia foi o primeiro país que o chefe do escritório político do Hamas, Khaled Mashal, visitou após a vitória de seu movimento nas elições, uma viagem que suscitou as críticas de Israel. No entanto, Mahmoud Abbas afirmou então que apoiava a viagem e disse acreditar que a Turquia poderia desempenhar "um papel importante na região".

Da Redação
Com agências