Programa Luz para Todos chega a aldeias indígenas no Paraná

O município de Tamarana (PR) recebe hoje o Programa Luz para Todos, do governo federal. Serão inauguradas obras de eletrificação que atenderam 230 residências rurais da cidade e vão beneficiar 1.610 índios Kaingang das Al

Os índios beneficiados pelo programa vivem da produção de artesanato, do cultivo de feijão, milho, mandioca, arroz e leite. O posto indígena Apucaraninha tem duas escolas, um posto de saúde, uma área de lazer e um maquinário para o plantio. As obras permitiram a instalação de bomba d’água, triturador para ração do gado e beneficiador de arroz.

 

Também hoje serão inauguradas 40 casas indígenas, construídas por meio de uma parceria entre os governos federal e estadual. O Luz para Todos já atendeu cerca de 2,8 milhões de brasileiros. O programa que é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e pela Eletrobrás está orçado em R$ 9,5 bilhões e está sendo feito em parceria com as distribuidoras de energia e os governos estaduais.

 

O governo federal destinará R$ 6,8 bilhões ao programa. O restante será partilhado entre governos estaduais e agentes do setor. Os recursos federais virão de fundos setoriais de energia – a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a Reserva Global de Reversão (RGR).

 

O morador do meio rural que não possui energia elétrica em casa deve procurar o escritório ou representante da empresa de energia elétrica que atende a seu município e solicitar a instalação da luz. As obras vão sendo realizadas de acordo com um critério de prioridades definido pelo Programa. A ligação da energia elétrica até os domicílios é gratuita e inclui a instalação de três pontos de luz e duas tomadas.

 
Da Redação
Com informações do Ministério de Minas e Energia.