Pontes é atração na festa pelo Dia da Aviação de Caça, no Rio

Um dia depois de ter sido homenageado por mais de 5 mil pessoas em sua cidade natal, Bauru (SP), o primeiro astronauta brasileiro Marcos Pontes foi a grande atração do Dia da Aviação de Caça, comemorado na Bas

 A data relembra a noite de 22 de abril de 1945, em que os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) cumpriram o maior número de missões na 2ª Guerra Mundial. A solenidade acontece anualmente na base aérea que foi berço do 1º Grupo de Caça que lutou na campanha da Itália.
Cerca de 500 pessoas, entre militares da ativa da Aeronáutica e seus familiares e veteranos da FAB recepcionaram o tenente-coronel Pontes, que chegou à base às 10h30, procedente de São Paulo, pilotando um caça AMX da Força Aérea Brasileira. Durante palestra no auditório da base, o astronauta de 43 anos fez um relato de seus oito anos de treinamento e da missão espacial, que durou dez dias. Na noite do último dia 8, ele retornou à Terra, a bordo da nave russa Soyuz TMA-7, que também era pilotada pelo russo Valery Tokariov e pelo norte-americano William McArthur.

Em entrevista após a palestra, Pontes falou de planos para o futuro, entre eles o de se dedicar a um projeto social na área de educação. "Uma das minhas paixões é a educação, no sentido de formar e dar oportunidades para as crianças, tanto no lado pessoal quanto profissional", disse. A agenda de visitas e homenagens do astronauta brasileiro prossegue na segunda-feira (24), quando ele estará na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), para uma palestra com cadetes da Aeronáutica, e na capital paulista, onde receberá homenagem na sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

Na terça-feira (25), ele visitará em São José dos Campos (SP) o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).  Na quarta-feira (26), o tenente-coronel Marcos Pontes retornará à Rússia, a fim de concluir o relatório de sua missão e se submeter a novos exames de saúde.

Da Redação
Com agências.