Mantega promete ao FMI superávit de ao menos 4,25%

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse neste sábado em discurso na reunião do Comitê Financeiro e Monetário Internacional, que o Brasil se compromete com um superávit primário de "pelo menos 4,25%" em 200

"Se houver uma arrecadação inesperada e se houver tempo podemos usar para investimento. Se acontecer mais para o fim do ano, pode ser que não tenhamos tempo de gastar e o aí o superávit pode ser maior", disse o ministro.

 

No discurso no Comitê, Mantega disse que o governo vai continuar com a política macroeconômica atual e traçou um cenário otimista para a economia brasileira. Disse que o país vai crescer entre 4% e 4,5% neste ano (a projeção do Fundo é de 3,5%), com expectativa de inflação de 4,5%. "Nossos fundamentos são fortes e acreditamos que estamos iniciando uma nova tendência de um crescimento acelerado e sustentado", afirmou.

 

Na discussão sobre como corrigir os desequilíbrios globais – déficit nos Estados Unidos e excesso de poupança em outros países, principalmente China – o ministro disse que é preciso uma ação coordenada, que inclua aumento da poupança nos setores público e privado nos Estados Unidos, maior flexibilidade da moeda nos países emergentes da Ásia e reformas estruturais para promover o crescimento na Europa e Japão.

Na reunião, o presidente do Banco Central chinês, Zhou Xiaochuan, disse que o país está adotando medidas para aumentar o mercado interno, estimular o consumo, abrir o mercado, melhorar o regime de câmbio e reestruturar o comércio exterior. Ele também disse que o país já desvalorizou a moeda no ano passado em relação ao dólar.

 

O secretário do Tesouro americano, John Snow, disse claramente que o país não vai aceitar a pressão dos outros países para reduzir o déficit na conta corrente. "Não se pode e não se deve esperar que os Estados Unidos resolvam sozinhos o problema. Temos um papel importante, mas não temos uma meta específica de conta corrente em mente", afirmou Snow.

 

Numa reunião que teve na sexta-feira à tarde com o vice-conselheiro de Segurança Nacional para Assuntos Econômicos da Casa Branca, Faryar Shirzad, a pedido do governo americano, Mantega disse que cobrou uma posição a respeito do déficit americano e falou sobre a importância de concluir a Rodada de Doha da OMC (Organização Mundial de Comércio).

 

O ministro também disse ter pedido a atuação do governo americano para abrir o mercado ao etanol brasileiro, que atualmente enfrenta uma sobretaxa de US$ 0,50 por galão. "Ele demonstrou simpatia e disse que podemos repensar esta questão juntos", contou Mantega. O ministro também se encontra com o secretário John Snow, mas disse que não iria discutir nenhum tema específico.

 
Da Redação
Com agências