Unegro promove debate sobre racismo no FSB

O dia começou quente para o Movimento Negro Nacional nessa segunda edição do Fórum Social Brasileiro. A Unegro promoveu na manhã de hoje um caloroso debate sobre a problemática do racismo no País. A ativi

Cerca de 100 pessoas das mais diversas entidades participaram da discussão, que refletiu e elaborou sobre projetos de Políticas Publicas para o povo negro, além de ações afirmativas para diminuir os danos e a dívida histórica do Brasil.

 

Na mesa, representantes da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e do Movimento Negro Unificado contribuíram para o debate ao lado de Edson Fiança, da coordenação da Unegro, que fez uma intervenção sobre as maneiras com que a situação político-econômica interfere diretamente na exclusão do povo negro. “É necessário perceber que combater o racismo significa investir em educação e mudar os rumos da nossa política econômica”, disse.

 

“A lei 10.639 foi um avanço para a sociedade conhecer mais o sofrimento do nosso povo. Agora queremos avançar ainda mais”, complementou Edson, referindo-se à lei sancionada pelo presidente Lula, que exige obrigatoriedade no ensino da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino médio e fundamental.

 

De Recife,

Manuella Bezerra de Melo