Irã não dará nem um passo atrás no programa nuclear, diz clérigo

O aiatolá Mohammad Imami Kashani, um dos clérigos iranianos mais influentes, declarou nesta sexta-feira que o povo do Irã "não dará nem um passo atrás" em seu programa nuclear. Durante o sermão da p

"Se aceitarmos as pressões do opressor e renunciarmos a esta energia vital isto significaria que deixamos nossa vida nas mãos dos estrangeiros. No entanto, a experiência do passado nos previne de fazê-lo", disse Kashani.

O clérigo iraniano criticou a função da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e mostrou dúvidas sobre as verdadeiras razões que motivaram sua criação.  "Não deveriam os países com tecnologia nuclear ajudar outros a conseguir esta tecnologia e impedir que os Estados desenvolvam armas nucleares?", perguntou Kashani aos fiéis.


Kashani pediu ao diretor da AIEA, Mohamed El Baradei, que não siga as diretrizes da Casa Branca e denunciou que "o Conselho de Segurança da ONU garante segurança aos países que têm armas nucleares, enquanto pisoteia os direitos dos povos".

O programa nuclear iraniano desatou uma grave crise internacional uma vez que, apesar de Teerã assegurar que tem fins exclusivamente energéticos, EUA e União Européia (UE) dizem temer que as autoridades iranianas possam desviar o enriquecimento de urânio para fins militares, mas na verdade procuram manter o seu monopólio nuclear mundial.

Da Redação
Com agências