Casarão histórico destruído há três anos é reconstruído e inaugurado em Ouro Preto

A população e os visitantes de Ouro Preto terão de volta um dos mais imponentes casarões da cidade, patrimônio histórico que é parte do valioso conjunto arquitetônico da Praça Tiradentes, no cent

O prédio, adquirido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais em dezembro de 2004, do empresário Omar Perez, foi transformado em centro cultural e de informações turísticas, com a capacidade de realização de concertos para até 600 pessoas. A compra e a restauração tiveram custo total de R$ 4,5 milhões. O edifício de três andares será o Centro Cultural e Turístico do Sistema Fiemg e contará com cafeteria, livraria, galeria para exposições e centro de atendimento ao turista, sob a administração do Instituto Estrada Real.

Restauração
 

O processo de reconstrução do casarão buscou reconstituir a fachada original, utilizando, sempre que possível, gradis e peças de metal que sobreviveram ao incêndio. No seu interior, foram mantidas em exposição, sem qualquer função de sustentação, vigas de madeira queimadas há três anos. Também estão em exposição em seu interior as fundações das três casas coloniais, datadas de 1812 e bases da edificação unificada.

Também foram recolocadas portas e janelas no estilo daquelas destruídas pelo fogo e preservadas as formas do telhado e as fundações. Algumas delas poderão ser vistas pelo público no interior da edificação, uma vez que o projeto arquitetônico valorizou a sua composição com as paredes de pedra, estruturas metálicas e vidros.
 
Fonte Portal Uai