Tiros e violência da PM tumultuam abertura do Fórum Social Brasileiro

Soldados da Polícia Militar de Pernambuco, comandada pelo governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), provocaram um grande tumulto durante a marcha de abertura do 2º Fórum Social Brasileiro, no final da tarde de hoje, em Recife. Seis pessoas ficaram f

A marcha de abertura do 2º Fórum Social Brasileiro ocorria sem problemas e com grande adesão de militantes e movimentos sociais na tarde de hoje, em Recife, quando, já no encerramento do ato, dois policiais militares iniciaram um grande tumulto que terminou com tiros disparados pelos policiais e várias pessoas feridas.

Segundo relato de pessoas que estavam na marcha, um policial perseguiu e tentou prender no meio da multidão um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Outros integrantes do MST que estavam no local foram ajudar o militante e, diante do tumulto, o policial que o perseguia começou a disparar.
Um dos tiros atingiu a mão do dirigente do MST, Jaime Amorim. Outras cinco pessoas foram agredidas com golpes de cassetetes.

Os participantes da marcha acusam a polícia de provocar os manifestantes.