Lula saúda Marcos Pontes e assinala momento histórico para o Brasil

O primeiro cosmonauta brasileiro, Marcos Pontes, chegou na manhã desta quinta-feira (20) ao Brasil. Pela manhã, encontrou-se em Brasília com o presidente Lula e recebeu a condecoração de Ordem Nacional do Mérito.

A retomada do Programa Especial Brasileiro mostra que o país está próximo de ser dono do próprio nariz. A afirmação foi feita hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de boas vindas ao cosmonauta Marcos Pontes, no Palácio do Planalto.
 
"Quando nós assumimos a responsabilidade de continuar com a política espacial foi mais um sinal que queríamos dar ao mundo de que o Brasil caminha a passos largos para ser dono do seu nariz. O Brasil caminha muito rapidamente parta exercitar na sua plenitude a sua soberania".
 
Ordem Nacional do Mérito
Pela manhã Pontes foi condecorado pelo presidente Lula com a Ordem Nacional do Mérito. Vestindo um macacão cinza com a bandeira brasileira estampada no peito, Pontes foi muito aplaudido pelos alunos de escolas públicas do Distrito Federal que assistiram à cerimônia.

Depois de reafirmar que a missão foi um completo sucesso em todos os aspectos, ele destacou a importância dos experimentos que realizou no espaço. "Todos eram extremamente importantes , não só pelos resultados , mas pelo efeito futuro". Ele lembrou que o aspecto científico do projeto pode ser mensurado, mas a motivação dos jovens para trabalhar na área não tem como medir.

O cosmonauta passou por uma readaptação de dez dias no Centro Yuri Gagárin, de Treinamento de Cosmonautas (Moscou).

Pontes foi o primeiro brasileiro a chegar ao espaço. Durante oito dias ele ocupou a Estação Espacial Internacional (EEI), onde realizou experimentos científicos.

Amanhã de manhã, o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB) vai para Bauru (343 km de SP), sua cidade natal. Os moradores farão uma carreata do aeroporto até o Teatro Municipal, onde estudantes vão homenageá-lo.

Fonte: Agência Brasil