Ciro Gomes diz que Alckmin é provinciano

Ele ainda está em dúvida se disputa ou não cadeira de deputado federal pelo PSB do Ceará. Em Brasília, há setores defendendo seu nome para vice de Lula

Ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, classificou, nesta quinta-feira, o candidato do PSDB ao cargo de presidente da República, Geraldo Alckmin, de “provinciano”. Segundo disse, porque Alckmin não conhece os problemas nem a mera geografia física do País.

“Ele (Alckmin) é boa pessoa, mas não conhece o Brasil. É um político provinciano, de São Paulo. Absolutamente provinciano, não tem a menor idéia do que significa o Brasil”, afirmou o ex-ministro, antes de seguir de volta para o Rio, após participar de encontros políticos com o PSB e debate sobre o projeto de transposição do rio São Francisco, dentro do Fórum de Conselhos Regionais de Profissões.

Para reforçar sua crítica, Ciro Gomes acentuou que Alckmin, quando à frente do governo de São Paulo, patrocinou uma verdadeira guerra fiscal no País: “O Brasil tem uma imprensa desequilibrada, mas, em qualquer País, você pegaria o comportamento do governador Geraldo Alckmin na guerra fiscal. Ele abriu guerra fiscal de São Paulo contra Goiás, contra Minas Gerais e contra o Nordeste. É completamente descompromissado com o País”.

Ciro lamenta que de repente, quando “o camarada, lá em São Paulo, vira prefeito ou governador, já é candidato a presidente da República, sem se obrigar a nenhuma tarefa de conhecer o País”. Essas foram as primeiras críticas abertas feitas por Ciro ao postulante tucano, após deixar o cargo de ministro da Integração Nacional.

Indagado se ele estava fazendo críticas adotando a postura de que poderia estar novamente cotado para vice do presidente Lula, desconversou, assim como também não deu como certo “ainda” sua postulação a uma cadeira de deputado federal pelo PSB cearense. Nacionalmente, há setores ligados a Lula avaliando que se o PT não conseguir mesmo atrair o PMDB para uma aliança, Ciro poderia voltar a ser sondado.

Fonte: No Olhar